Um equipamento importantíssimo para uma operação de médio/grande porte são as empilhadeiras. Esses equipamentos podem ser elétricos ou a GLP, e também variar muito por marcas e modelos distintos.
Certamente as características e tecnologia desses equipamentos definirão seu valor. Informações como altura máxima, capacidade de carga, modelo e tipo de bateria faz com que o equipamento seja mais procurado, logo dessa forma com valor mais elevado.
Dentro da linha de empilhadeiras elétricas temos:
São empilhadeiras de pequeno porte, geralmente funcionam com o operador a pé podendo ser também embarcado. Possuem altura máxima de 4.600 mm e capacidade de até 1.600 kg. São máquinas ideais para operações de pequeno porte onde os corredores são muito estreitos, pois possuem um ângulo de giro de 360 graus.
São empilhadeiras mais robustas e com maior capacidade podendo chegar até 8.000 kg. Por terem uma capacidade de carga tão grande elevam no máximo 4.500 mm de altura. São altamente compactas e manobráveis podendo ter 3 ou 4 rodas e ângulo de giro de 180 graus. Sua rodagem são de pneus maciços e possuem um cockpit ergonômico com visão ampla e direção facilitada, garantindo assim um manuseio seguro e ágil. São equipamentos indicados para trabalhos internos e externos.
Essa linha de equipamentos são as mais procuradas pela sua eficiência, conforto e tecnologia. São máquinas que tem capacidade de carga de 1.600 a 2.000 kg. Sua altura máxima também varia de 7.000 mm a 14.000 mm. Tem alta velocidade e a segurança do acionamento retrátil, onde a torre da empilhadeira sai a frente para chegar ao palete. Sua rodagem é de poliuretano e são indicadas para trabalhos internos e em pisos regulares.
Esses equipamentos são indicados para trabalhar em corredores estreitos, o que significa um aumento exponencial na capacidade de armazenagem. Essa empilhadeiras são extremamente complexas e podem atingir alturas superiores a 14.000 mm. Nas empilhadeiras trilaterais, o cabeçote que suporta os garfos tem a capacidade de girar sobre seu próprio eixo, facilitando assim o empilhamento da carga que pode ser feito em ambos os lados e frontalmente.