Nosso Blog

Bateria

Cuidados com a bateria de empilhadeira elétrica

Por que cuidar?

A empilhadeira elétrica é uma ótima alternativa para montar um estoque organizado. Isso porque, além de ocupar menos espaço e contar com torres mais altas – que permitem elevar as cargas a grandes alturas – não emite nenhum gás tóxico, já que trabalha com combustível não poluente. Mas para seu bom funcionamento, é preciso tomar alguns cuidados com a sua bateria. Confira estas dicas:

Carregamento

Para um bom desempenho, a bateria em operação precisa ser descarregada até seu limite de carga (20%), e em seguida, totalmente carregada (100%).  Isso caracteriza a finalização de um ciclo de bateria. Geralmente, os operadores colocam a bateria para carregar quando ela está com 50% de carga. Outro cenário comum é os operadores colocarem a bateria no carregador quando está em seu limite de 20%, mas por falta de tempo ou de baterias reserva, acabam dando cargas rápidas.

Assim, colocam a bateria em carga por uma hora e voltam a usá-la imediatamente. Agir dessa forma ocasiona a sulfatação e o vício, fazendo com que a bateria perca rendimento em um curto prazo, pois o tempo de carga tende a ser o mesmo de descarga.

Observe o funcionamento dos carregadores

Para carregar as baterias de empilhadeira elétrica, existem carregadores próprios, de acordo com a capacidade do acumulador. Eles enviam a corrente necessária para a bateria de forma gradativa. Dessa forma, à medida que a bateria vai ganhando carga, a corrente enviada tende a diminuir. Se isso não acontecer, haverá uma sobrecarga do acumulador. Quando isso ocorre, pode-se notar um cheiro forte de ácido e um consumo excessivo de água deionizada.

Os carregadores eletrônicos desligam automaticamente após a finalização de carga. Esse é um dos pontos mais importantes, pois assim que a bateria atinge seu limite de carga, ela precisa ser desligada para evitar sobrecarga ou aquecimento.

Verifique a água destilada

Faça essa verificação sempre que a bateria estiver carregando e alcançar 80% da carga. A bateria jamais deve trabalhar seca, pois isso pode causar danos irreversíveis ao equipamento. Porém é preciso tomar cuidado com a quantidade de água – que não deve ser adicionada em excesso. Isso por causa do risco da água destilada transbordar a solução ácida que está contida na bateria.   

Preste atenção na qualidade dos equipamentos utilizados

Antes de comprar ou alugar uma empilhadeira, certifique-se da procedência do equipamento. Procure saber antes se a empresa sempre realizou o armazenamento adequado da bateria e se todos os procedimentos para prolongar a vida útil do equipamento foram feitos do modo correto e com a regularidade recomendada.

Não tomar os cuidados citados acima acaba por degradar e comprometer o funcionamento da bateria de empilhadeira elétrica. Então siga nossas dicas e mantenha seu equipamento sempre em pleno funcionamento. Se ainda ficou com alguma dúvida, comente e nós responderemos para você!

Gostou? Compartilhe este artigo!

Artigos RELACIONADOS

Bateria, baterias tracionarias, Lítio

Manutenção de Bateria Tracionaria de Lítio

Neste artigo, você encontrará tudo sobre a manutenção de bateria tracionaria de lítio, inclu...

Blog

Os mitos que você acredita sobre as baterias tracionarias

Quando falamos sobre as baterias tracionarias, especialmente em ambientes industriais, existem vÃ...

Bateria, baterias tracionarias, Serviços

Manutenção Corretiva em Baterias Tracionarias: como Restaurar o Desempenho

Neste artigo, exploraremos o que é a manutenção corretiva em baterias tracionarias, quando ela...

Fique por dentro
das NOVIDADES!

Deixe seu e-mail aqui e comece a receber nossos conteúdos exclusivos.

Entre em contato - Faça seu orçamento